domingo, 19 de janeiro de 2014

Curiosidades!

Aquaplanagem

O atrito entre os pneus e o solo*, que é o responsável por frear o veículo, é quem permite seu movimento, transmitindo ao solo a potência desenvolvida pelo motor e também quem mantém sua orientação, direcionando-o de acordo com a inclinação  as rodas determinada pelo volante. Sem o atrito o carro nem sairia do lugar, alias é o que acontece quando você se enfia em um atoleiro, a falta de atrito entre os pneus e o solo imobiliza o veículo.
A força de atrito trocada entre dois corpos depende de apenas dois fatores, da força normal, no caso do carro, a força comprime o mesmo na estrada, e da natureza das superfícies em contato, em nosso caso, do asfalto e da borracha. Qualquer material que se interponha entre ambos vai influenciar no valor desta força. Entre as peças de um motor, o atrito é uma força indesejada, para torná-lo mínimo, usa-se o óleo. Uma
película se forma impedindo o contato direto de metal contra metal e o atrito é praticamente neutralizado.
Nossas estradas têm um perfil abaulado formando uma superfície convexa para facilitar o escoamento da água quando chove, mas, aqui em nosso país, a conservação das mesmas deixa a desejar**, caminhões com excesso de peso produzem um afundamento no asfalto no local onde passam as rodas, com o tempo forma-se uma espécie de canaleta e quando chove ela se enche de água. Justamente no local onde os pneus passam existem depósitos de água. Se a velocidade do carro não é muito grande e os pneus se encontram em bom estado, isso não representa problema algum, o projeto dos pneus já leva este fator em conta, eles apresentam sulcos na banda de rodagem para onde a água escapa quando se passa por sobre ela, isso permite que a borracha tenha contato direto com o asfalto garantindo o atrito. Logo em seguida quando a parte do pneu em contato com o solo começa a subir para fazer uma volta, a água dos sulcos é ejetada e produz aquele spray característico que suja completamente o carro que vier atrás.
Os fabricantes estabelecem que a vida útil de um pneu termina quando a profundidade dos sulcos chega a 1,6 mm, mas, aqui é Brasil, a crise está feia, tem gente que enquanto não ver a lona, ta andando por aí. Alguns pneus parecem mesmo os slicks de corrida. Trafegar em pista molhada com estes pneus é quase uma tentativa de suicídio, se a velocidade aumentar um pouco, a água não tem tempo de sair de baixo do pneu, forma-se uma película de água entre o pneu e o solo, é a chamada aquaplanagem, se o motorista não tiver conhecimento a respeito, ela quase sempre termina em capotagem. O primeiro sintoma é que o carro começa a se deslocar para fora da pista andando de lado, neste momento o motorista despreparado vai virar um pouquinho o volante tentando voltar. Como os pneus não encostam no asfalto nada vai acontecer, o motorista então vai virar o volante um pouco mais e pisar no freio. Como a roda está solta sem contato com o solo, pisando no freio ela trava e o carro continua deslizando sobre a lâmina de água, até que o contato com o asfalto volta e o atrito se restabelece, agora imagine você o que acontece, o carro se encontra com velocidade elevada as rodas travadas e o volante esterçado. Não é preciso ser um gênio da física para perceber que é capotagem com certeza.
Quais os cuidados para evitar que este tipo de acidente aconteça? É simples, primeiro, manutenção preventiva em seus pneus, respeite as normas estabelecidas pelo fabricante, ele sabe o que faz. Segundo; choveu? Diminua a velocidade. E se acontecer com você apesar de todo o cuidado? Se for o caso, você irá perceber que seu carro está parecendo um cachorro andando meio de lado e tendendo a sair da pista, não vire o volante, não use o freio, tire o pé do acelerador e segure o volante firmemente. Caso o carro saia do alinhamento da pista, vire ligeiramente o volante no sentido do movimento, é muito importante manter as rodas sempre alinhadas com a direção do movimento. Agora é só aguardar, em alguns segundos o contato com o solo será restabelecido e depois disso é que você pode trazer o carro de volta para a sua faixa de rodagem. Restabelecido o controle sobre o carro, procure um local adequado, estacione, aguarde uns 15 minutos para seu coração voltar ao normal e é só prosseguir viagem com menor velocidade.

*Inércia ou para que serve um cinto de segurança
** Radares e pardais


Marcos Diniz

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