Ao aluno:
Ä Encare as
dificuldades de maneira coerente e responsável ;
Ä Quando não encontrar
a saída sozinho, procure ajuda ;
Ä Jamais desista no
primeiro obstáculo: eles existem exatamente para serem superados ;
Ä O único lugar aonde o
sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. E somente lá ... ;
Ä Ninguém é seu
inimigo. Nem se torne inimigo de você mesmo. Todos vão ajudá-lo, desde que você
se disponha para tal;
Pré-requisitos para a FÍSICA:
1º )
Existem
três “grandes” problemas : Interpretação de textos, matemática
, geometria
fundamental e a tensão emocional. Se você apresenta apenas um
destes problemas (principalmente o último),
procure solucioná-lo de forma pouco traumática e eficiente;
2º )
O
estudo é um hábito que deve ser diário,
principalmente nas áreas em que houver raciocínio lógico mais apurado.
Esforce-se para que isto aconteça;
3º )
Procure
estar receptivo ao que irá ser ensinado.
O contrário apenas faz surgir mais uma barreira e de difícil transposição;
4º )
Lembre-se:
a resolução de exercícios é uma forma de assimilar o conteúdo adquirido. Porém,
jamais o faça a fim de obter somente o resultado final para se “ver livre” do
problema. Mais importante é a compreensão do assunto.
5º )
Cuidado!!! Ninguém sabe tudo e ninguém sabe nada:
jamais tente ser estes extremos. A humildade é uma das chaves do conhecimento;
6º )
Fazendo
a sua parte, tudo acontecerá de forma a prosperar em sua vida. Sucesso e boa
jornada !!!!
ALUNOS, LEIAM COM A MÁXIMA ATENÇÃO !!!
(Retirado do livro
“Alicerces da Física – Kazuhito” e adaptado pelo professor Marcos Diniz)
Após vários anos de estudo, você já tomou conhecimento dos inúmeros
tipos de abordagens, teorias e exercícios dos assuntos que compõem o currículo
escolar.
Naturalmente,
cada estudante, ao seu modo, aprendeu a analisar e a resolver os diversos
questionamentos que lhes surgem. É importante ressaltar que em cada área de
estudos (Humanas, Exatas e Biológicas), há aspectos diferentes a serem
abordados e analisados.
Especificamente
nas Ciências Exatas – Física,
Química e Matemática – aparecem exercícios em que a seqüência na
análise do enunciado é fundamental.
Para
quem estiver preste a enfrentar um exame
vestibular ou de avaliação
seriada e até mesmo em provas do
ensino médio, segue-se um roteiro que será bastante útil, principalmente
para uma sistematização mais eficaz na resolução principalmente de
problemas numéricos, com a conseqüente economia de
tempo (fator importante para o sucesso num exame).
ROTEIRO PARA A INTERPRETAÇÃO DE UM ENUNCIADO DE UM PROBLEMA DE FÍSICA:
1.
Leitura inicial
Fase de interpretação de texto – identificar os aspectos
gerais do problema:
ü Os assuntos que
estão sendo questionados;
ü As perguntas
apresentadas.
ü Sempre que possível,
representar a situação do problema em um esquema ou desenho.
2.
Identificação dos dados
ü Associar os dados
numéricos com as respectivas grandezas que estão sendo
quantificadas;
ü Adotar o sistema
de unidades mais conveniente para o conjunto dos dados apresentados.
3.
Raciocínio
Análise da seqüência dos fenômenos sucedidos, prestando
atenção em:
ü Como os dados serão
utilizados, ou seja, em que situações serão aproveitadas;
ü Quais são os dados
relevantes do problema.
ü Se a questão
for teórica, utilize-se dos conhecimentos adquiridos em aula e na
vida prática.
4.
Equacionamento
Tradução do português para a linguagem matemática.
5.
Desenvolvimento matemático
Determinação dos valores das incógnitas
6.
Respostas
Jamais se esquecer de colocar as unidades de medida
(exceto nas grandezas adimensionais), sem as quais as respostas ficam
incompletas.
7.
Verificação
Analisar, rapidamente, se os resultados obtidos são
compatíveis com os fenômenos que se sucedem no problema; bastando apenas um
pouco de bom senso aliado à lógica.
FAÇAM BOM PROVEITO DAS DICAS !!!!
Prof. Marcos
Diniz
Muito bom :D
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