segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas aos alunos ingressantes ao ensino médio


Ao aluno:

Ä  Encare as dificuldades de maneira coerente e responsável ;

Ä  Quando não encontrar a saída sozinho, procure ajuda ;

Ä  Jamais desista no primeiro obstáculo: eles existem exatamente para serem superados ;

Ä  O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. E somente lá ... ;

Ä  Ninguém é seu inimigo. Nem se torne inimigo de você mesmo. Todos vão ajudá-lo, desde que você se disponha para tal;


Pré-requisitos para a FÍSICA:

1º )     Existem três “grandes” problemas : Interpretação de textos, matemática , geometria fundamental e a tensão emocional. Se você apresenta apenas um destes problemas (principalmente o último), procure solucioná-lo de forma pouco traumática e eficiente;

2º )     O estudo é um hábito que deve ser diário, principalmente nas áreas em que houver raciocínio lógico mais apurado. Esforce-se para que isto aconteça;

3º )     Procure estar receptivo ao que irá ser ensinado. O contrário apenas faz surgir mais uma barreira e de difícil transposição;

4º )     Lembre-se: a resolução de exercícios é uma forma de assimilar o conteúdo adquirido. Porém, jamais o faça a fim de obter somente o resultado final para se “ver livre” do problema. Mais importante é a compreensão do assunto.

5º )     Cuidado!!! Ninguém sabe tudo e ninguém sabe nada: jamais tente ser estes extremos. A humildade é uma das chaves do conhecimento;

6º )     Fazendo a sua parte, tudo acontecerá de forma a prosperar em sua vida. Sucesso e boa jornada !!!!


   ALUNOS, LEIAM COM A MÁXIMA ATENÇÃO !!!

(Retirado do livro “Alicerces da Física – Kazuhito” e adaptado pelo professor Marcos Diniz)

Após vários anos de estudo, você já tomou conhecimento dos inúmeros tipos de abordagens, teorias e exercícios dos assuntos que compõem o currículo escolar.
Naturalmente, cada estudante, ao seu modo, aprendeu a analisar e a resolver os diversos questionamentos que lhes surgem. É importante ressaltar que em cada área de estudos (Humanas, Exatas e Biológicas), há aspectos diferentes a serem abordados e analisados.
Especificamente nas Ciências ExatasFísica, Química e Matemática – aparecem exercícios em que a seqüência na análise do enunciado é fundamental.
Para quem estiver preste a enfrentar um exame vestibular ou de avaliação seriada e até mesmo em provas do ensino médio, segue-se um roteiro que será bastante útil, principalmente para uma sistematização mais eficaz na resolução principalmente de problemas numéricos, com a conseqüente economia de tempo (fator importante para o sucesso num exame).

ROTEIRO PARA A INTERPRETAÇÃO DE UM ENUNCIADO DE UM PROBLEMA DE FÍSICA:


1. Leitura inicial
Fase de interpretação de texto – identificar os aspectos gerais do problema:
ü  Os assuntos que estão sendo questionados;
ü  As perguntas apresentadas.
ü  Sempre que possível, representar a situação do problema em um esquema ou desenho.

2. Identificação dos dados
ü  Associar os dados numéricos com as respectivas grandezas que estão sendo quantificadas;
ü  Adotar o sistema de unidades mais conveniente para o conjunto dos dados apresentados.

3. Raciocínio
Análise da seqüência dos fenômenos sucedidos, prestando atenção em:
ü  Como os dados serão utilizados, ou seja, em que situações serão aproveitadas;
ü  Quais são os dados relevantes do problema.
ü  Se a questão for teórica, utilize-se dos conhecimentos adquiridos em aula e na vida prática.

4. Equacionamento

Tradução do português para a linguagem matemática.


5. Desenvolvimento matemático
Determinação dos valores das incógnitas

6. Respostas
Jamais se esquecer de colocar as unidades de medida (exceto nas grandezas adimensionais), sem as quais as respostas ficam incompletas.

7. Verificação
Analisar, rapidamente, se os resultados obtidos são compatíveis com os fenômenos que se sucedem no problema; bastando apenas um pouco de bom senso aliado à lógica.
                                   
FAÇAM BOM PROVEITO DAS DICAS !!!!
Prof. Marcos Diniz

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